Portuguese Housing Market Servey

Sobre o Portuguese Housing Market Survey

O Portuguese Housing Market Survey (PHMS) é um inquérito mensal de confiança que acompanha as expectativas dos operadores do mercado.

É uma iniciativa conjunta da Ci – Confidencial Imobiliário e do RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors.

 Difundido internacionalmente através de um relatório mensal bilingue, é uma referência usada por entidades como o FMI e o Fórum Económico Mundial na monitorização das tendências do mercado nacional.

O PHMS acompanha o sentimento dos agentes sobre os mercados de compra e venda e arrendamento residencial, com indicadores de expectativas sobre:

  • preços e rendas;
  • procura e vendas;

Este inquérito acompanha um painel de empresas de promoção e mediação imobiliária nas regiões metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve.

O PHMS encontra paralelismo com outros inquéritos que o RICS realiza noutros países, pelo que gerará resultados comparáveis internacionalmente. No Reino Unido o Housing Market Survey é uma das mais respeitadas e influentes fontes sobre o mercado residencial. Usado para a realização de previsões é frequentemente o primeiro a identificar mudanças no mercado. Pela sua credibilidade é usado pelo Banco de Inglaterra na tomada de decisões sobre taxas de juro, nomeadamente pelo Monetary Policy Committee. Tem elevada repercussão na imprensa, dada a reconhecida capacidade de previsão da variação dos preços e da procura habitacional.

 Se é promotor ou mediador, integre o painel de inquiridos e beneficie das vantagens de uma ampla difusão internacional dos seus contactos comerciais.